O que fazer com guia arrebentada?
O fio de conta ou guia é considerado um elo de ligação entre o médium e a entidade espiritual que o orienta. Cada cor de conta está relacionada a uma energia específica e pode representar diferentes entidades, como Exus, Pombagiras, Caboclos, Pretos Velhos, orixás, entre outros.
É importante destacar que as cores das guias podem variar de acordo com as tradições regionais ou linhas de Umbanda seguidas. Cada casa de Umbanda pode ter suas próprias especificidades e orientações em relação às cores e significados das contas do fio de conta.
Por isso, busque orientação junto aos líderes religiosos, como pais de santo ou mães de santo, para compreenderem melhor o significado e a utilização correta do fio de conta dentro de sua prática religiosa na Umbanda.
Não é um simples adorno
De acordo com a finalidade daquela guia, ela tem sim a sua capacidade de absorver as energias e de trazer proteção ao médium.
Normalmente ao fazer um fio de conta, usa-se elementos naturais, como favas, sementes e até mesmo linha feita de material de algodão, mas isso pode variar dependendo da tradição da casa.
Usa-se também pedras, cristais, madeira , etc na confecção das guias e até mesmo contas de vidro, porcelana e outras.
Essa guia vai proteger o médium na hora que ele receber uma carga muito forte e justamente nesse “impacto” ela corre o risco de arrebentar.
O que fazer com a guia arrebentada?
Novamente vai variar de acordo com cada casa, mas é comum que se recolha todos os elementos que estavam na guia e despache. É comum não ficar com aquele material cheio de carga.
Por outro lado, também tem tradições que remontam a guia, renovando apenas o elemento que arrebentou, ou seja o cordão (linha) e reutilizando todas as contas/miçangas, sementes, etc.
Nesses casos, geralmente a guia arrebentada é refeita e depois energizada novamente, imantada ou cruzada antes de ser usada.
Deixe um comentário